domingo, 31 de julho de 2011

caderno 3 - direitos humanos, justiça e particip social

fonte:
http://terradedireitos.org.br/biblioteca/caderno-dh-justica-e-participacao-social-n%C2%B0-03politica-publica-de-justica/


Caderno Direitos Humanos, Justiça e Participação Social n° 03

Uma Política Pública de Justiça

selo caderno
A Justiça possui variadas dimensões, compreendidas desde o monismo ao pluralismo jurídico, e uma delas começa a ser debatida pela sociedade: a justiça enquanto política pública. Direito do povo e dever do Estado, a política pública de justiça diz respeito à forma e ao conteúdo da distribuição da justiça no Brasil.
Tratar da política pública de justiça traz à tona, por seu turno, a questão do Poder Judiciário enquanto instituição da administração pública brasileira, o que nos remete, enfim, à relação entre a política pública e a administração da justiça. Estaria a administração da justiça, no Brasil inserida no campo da administração pública? E a atividade dos agentes que formulam e implementam a política de justiça? Para seguir no debate, apresentamos este III Cadernos Direitos Humanos, Justiça e Participação Social.
Análises e experiências de participação social na administração da justiça, com vistas à efetivação dos direitos humanos, são trazidas neste material a partir de diferentes temáticas. Especial foco é dado à importância do compromisso com os direitos humanos que deve ser assumido pelos agentes do sistema de justiça. Também são analisados, sob uma perspectiva de agenda para os diversos setores que atuam em prol da democratização da justiça, os projetos de lei e emenda constitucional que possam interferir, positiva ou negativamente, no acesso à justiça no Brasil. Boa leitura!
Índice:
Leia também:
1ª edição – Efetivação dos Direitos Humanos: quando a democracia encontra a Justiça
2ª edição – Da Reforma do Judiciário à Democratização da Justiça

ARQUIVADO EM PUBLICAÇÕES COM AS TAGS ,
LINHAS DE ATUAÇÃO: 
JUSTICIABILIDADE DOS DIREITOS HUMANOS E DEMOCRATIZAÇÃO DA JUSTIÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário