terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O Planeta visto do espaço

fonte - o eco
http://www.oeco.com.br/geonoticias/25555-2011-o-planeta-visto-do-espaco?utm_source=newsletter_277&utm_medium=email&utm_campaign=hoje-em-o-eco-27-de-dezembro-de-2011

As queimadas na floresta amazônica continuam envergonhando o Brasil perante o mundo. Nesta imagem tirada em 10 de outubro, largas colunas de fumaça se erguem de campos recém desmatados nas margens do rio Xingu. Crédito: Sensor MODIS, satélite Aqua, NASA.
Como resumir o ano em 12 imagens? Talvez nada represente melhor as questões ambientais do que os registros feitos pelos satélites que orbitam o nosso planeta. 2011 foi um ano que reescreveu o livro dos recordes, devido às tempestades, enchentes e acidentes que causaram danos em diversos países. Mas os satélites não apenas captaram mazelas, como mostraram a beleza dos ciclos naturais em nosso planeta.

Vejam abaixo a seleção das imagens de 2011:

Janeiro – Desastres na Região Serrana do Rio de Janeiro

Nesta composição feita sobre o Google Earth, por Oton Barros, do INPE, com imagens do satélite de alta resolução GeoEye, é possível ver o antes e depois dos deslizamentos na cidade de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. As chuvas torrenciais na região no dia 12 de janeiro, causaram a morte de 809 pessoas.

Fevereiro – A nevasca mais forte em 100 anos

Esta imagem feita em 15 de fevereiro pelo sensor MODIS, da NASA, a bordo do satélite Aqua mostra parte da península da Coreia coberta por neve . Esta foi a nevasca mais forte registrada em 100 anos e deixou centenas de pessoas isoladas.

Março – Enchentes na Austrália

Imagem feita no dia 8 de março pelo sensor MODIA, da NASA, a bordo do satélite Terra, mostra o inchaço do Channel Country, no sul do Austrália. Essa foi apenas uma das regiões afetadas em todo o país que teve no verão entre 2010 e 2011, o recorde de chuvas desde que as medições foram iniciadas.

Abril – Seca e fome no Chifre da África

Esta análise de anomalias na vegetação foi feita no mês de abril pelo sensor AVHRR (Advanced Very High Resolution Radiometer) no satélite NOAA-18 POES. A cor marrom indica a severidade da seca que deixou milhares de pessoas sem comida nas regiões mais pobres da África.

Maio – Enchente no Mississipi registrada por astrounauta

A bordo da estação espacial internacional (ISS), astronautas captaram com uma Nikon D2X essa imagem que mostra o rio Mississipi nos estados de Missouri e Tenesse, nos Estados Unidos engolfando fazendas.

Junho – Grande queimada no Arizona

A seca no sul dos Estados Unidos e no México causou uma grande quantidade de queimadas e incêndios florestais. Um dos maiores ocorreu nas montanhas do Arizona, iniciado no dia 29 de maio e com duração de duas semanas. Esta imagem foi captada pelo sensor MODIS, no satélite Aqua, no dia 4 de junho.

Julho – Mais um ano de fogo na Rússia

Depois de enfrentar as maiores queimadas florestais já registradas em 2011, a Rússia voltou a ser castigada por nuvens de fumaça que alcançaram cidades do leste do país. A imagem foi registrada pelo sensor MODIS, satélite Aqua, no dia 28 de julho.

Agosto – Furacão Irene atingiu os EUA

2011 confirmou a previsão de que devido ao aquecimento dos oceanos, a mundo terá furacões mais frequentes e mais intensos. Em agosto, o furacão Irene atingiu a costa leste dos Estados Unidos com ventos de 140 km/h deixando milhões sem eletricidade. Foto do sensor MODIS, satélte Aqua, dia 27 de agosto.

Setembro – A beleza de um vulcão em Kamchatka 

Essa bela imagem captada no dia 5 de setembro utilizando filtros de cor do sensor ASTER, a bordo do satélite Terra, mostra o vulcão Kizimen na península Kamchatka, no leste da Rússia. Em cinza pode ser ver a lava descendo pelas paredes do vulcão.

Outubro – Aeroporto de Bangcok embaixo da água

A Tailândia enfrentou em 2011 a pior enchente registrada nos últimos 50 anos. Milhares de pessoas tiveram que deixar suas casas, a produção de alimentos e de outros bens que abastecem o mundo foram interrompidas. No final de outubro a tomada da capital Bangcok pelas se tornou realidade. Foto do dia 29 de outubro pelo sensor ALI, a bordo do satélite EO-1, da NASA.

Novembro – Uma enorme rachadura na Antártica

A imagem fascinante feita pelo sensor ASTER, satélite Terra, NASA, no dia 13 de novembro revela a enorme rachadura que se formou no glaciar Pine Island no Oeste do continente antártico. A rachadura de 19 km de extensão levantou mais uma vez preocupações sobre o ritmo de derretimento das calotas polares. O Pine Island reduz 100 metros sua extensão a cada ano.

Dezembro – Um click do planeta por dia

A poucos dias do fim do ano, a NASA divulgou a primeira imagem do sensor Visible Infrared Imager Radiometer Suite (VIIRS) no satélite NPOESS. A imagem na realidade foi feita no dia 24 de novembro, mas o feito foi comemorado quase um mês depois: pela primeira vez, teremos um registro total do planeta feito por um único satélite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário