quinta-feira, 12 de julho de 2012

DIÁLOGOS ENTRE AMBIENTE E TERRITÓRIOS NA PLATAFORMA DHESCA



DIÁLOGOS ENTRE AMBIENTE E TERRITÓRIOS NA PLATAFORMA DHESCA

Com o intuito de fortalecer os povos do campo, das águas e das florestas, diversas organizações sociais do campo se unem para a grande marcha à Brasília, de 20 a 22 de agosto. Sem o holofote da Rio+20, que trouxe o sabor do retrocesso de 20 anos, quiçá daqui a 10 anos possamos celebrar esta voz unificada do “Encontro unitário das trabalhadoras e trabalhadores e povos do campo, das águas e das florestas”.

Para celebrar quase um século de lutas, Sérgio Sauer (DHESCA terra, territórios e alimentação) recuperou a memória das lutas destes povos desde os primórdios da luta camponesa. Identificando 10 sujeitos políticos ao longo da temporalidade histórica, sua contribuição veio elucidar as identidades dos sujeitos em movimento, em suas diferenças e ideologias, que muitas vezes afastam os trabalhadores e povos étnicos por suas características singulares, mas sobremaneira podem (e devem) se unir na espiral de possibilidades de lutas coletivas.

Após o processo formativo, tivemos um momento de planejamento e mobilização no estado de Mato Grosso na marcha a Brasília, esperando que 5 mil participantes de todo o Brasil tomem as ruas na manifestação do campo. Outras informações no link do movimento em:

A relatoria de meio ambiente da plataforma DHESCA também veio contribuir com as discussões e mobilização social, especialmente sobre o caso emblemático dos Maraiwatsede, povo indígena Xavante, também um dos atores sociais na recuperação histórica trazida pelo Sérgio Sauer. Recentes declarações do governo de MT transcendem o nível de preocupação, já que se propõe a retirada dos indígenas de seus territórios, trazendo a emergência de uma missão de seguimento, que deverá acontecer brevemente para contribuir com o combate das violações dos direitos humanos.

Sobre o caso Maraiwatese:

Fotos do evento em MT:

Michèle Sato
Relatoria de Meio Ambiente, DHESCA
GT Meio Ambiente, FDHT-MT
12/07/12
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário