sexta-feira, 27 de julho de 2012

MULHERES INDÍGENAS BAKAIRI CONSTROEM UM VIVEIRO DE PLANTAS NATIVAS DO CERRADO

---------- Forwarded message ----------
From: Isabel Taukane <>
Date: 2012/7/27
Subject: MULHERES INDÍGENAS BAKAIRI CONSTROEM UM VIVEIRO DE PAS NATIVAS DO CERRADO.


MULHERES INDÍGENAS BAKAIRI CONSTROEM UM VIVEIRO DE PLANTAS NATIVAS DO CERRADO.

O Projeto ‘Enren Enamado’ realizará o curso de viveirista, capacitando as mulheres indígenas Bakairi na construção de um viveiro de plantas nativas do Cerrado.


O Instituto Yukamaniru de Apoio Ás Mulheres Indígenas Bakairi realizará, o  curso de viveirista denominado de “Floresta em pé da frutos” o curso será realizado na aldeia Kuiakware que se localiza na Terra Indígena Bakairi à 100Km de Paratinga/MT, a partir do dia 31 julho a 04 de agosto de 2012.

O curso de viveirista é uma atividade do Projeto Enren Enamado de reflorestamento de buritizais na T.I Bakairi que pretende capacitar 20 mulheres da etnia Bakairi na produção de mudas de plantas nativas do Cerrado. O curso terá palestras sobre o meio ambiente e a situação atual da terra indígena que atualmente encintra-se  entre as seis terras indígenas mais desmatadas no Estado de Mato Grosso. Segundo o ranking de desmatamento nas terras indígenas dos pontos mais afetados foi encabeçado pelo território Maraiwatsede (MT), onde 81,39 km2 (13,01%) foram desmatados. Em seguida apareceram Utiariti (MT), com 80,69 km2 (1,97%) desmatados; Pareci (MT) - 50,19 km2 (0,89%); Bakairi (MT), com 44,17 km2 (7,05%); Canabrava/Guajajara (MA), com 21,08 km2 ( 1,55%) e Krikati (MA), com 20,46 km2 (1,41%).

Além de ir a campo para identificar matrizes e coletar sementes, as mulheres Bakairi aprenderão técnicas de recuperação de áreas degradadas e reflorestamento. Segundo  Maisa Aiguta coordenadora de campo do Projeto Enren Enamado “ nós mulheres indígenas Bakairi, estamos na luta pela recuperação das plantas nativas em nosso território, o nosso projeto é pequeno em termos orçamentários, porém por meio dele estamos fazendo a nossa parte para a manutenção da biodiversidade”.

O PROJETO ENREN ENAMADO - Conta com financiamento do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente por meio da Carteira Indígena.

 O BURITI – O buriti é uma das plantas representativas do Cerrado e vem desaparecendo gradativamente devido à destruição deste ecossistema em detrimento das lavouras e pastagens. Para os Bakairi, o buriti serve como alimento com seus frutos e, com sua palha e madeira, como matéria-prima para fabricação de ocas e da indumentária tradicional de rituais religiosos e/ou festivos, fazendo parte, portanto, de sua rica cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário