quinta-feira, 23 de agosto de 2012

NORTE ENERGIA SUSPENDE OBRAS DE BELO MONTE

petronotícias
http://www.petronoticias.com.br/archives/13190


NORTE ENERGIA SUSPENDE OBRAS DE BELO MONTE

O Consórcio Norte Energia informou que está suspendendo a execução das obras civis da usina hidrelétrica de Belo Monte por determinação judicial. A medida é decorrente da decisão judicial da 5ª Turma do TRF-1, que ordenou a suspensão.
A empresa afirmou ainda que “está adotando todas as medidas cabíveis para reverter aquela decisão, com o objetivo de que as atividades suspensas voltem à normalidade com menor tempo possível”.
Quando ficou a par da decisão judicial, a empresa afirmou em nota que a suspensão das obras “trará consequências negativas e imprevisíveis para a matriz energética brasileira, com a necessidade de acionamento de termoelétricas a óleo, bem mais poluidoras e com custos muitas vezes mais caros do que a energia de Belo Monte”.
O consórcio ainda atentou para o fato de que muita gente foi envolvida no projeto e ameaça dispensá-los em caso de paralisação das obras. “Mais de 20.000 trabalhadores ficarão imediatamente desempregados incluindo aí aqueles terceirizados, os lotados nas obras do entorno, na construção de escolas, postos de saúde, estradas, além daqueles que atuam nos programas socioambientais”, afirmara a companhia.
A usina está localizada no Pará, e já teve R$ 5 bilhões de investimentos aplicados de um total previsto em R$ 26 bilhões. A Norte Energia diz ter respeitado os direitos dos indígenas da região do Xingu, e afirma que as obras só tiveram início depois de “rigorosamente cumpridas todas as exigências legais”, em junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário