terça-feira, 11 de setembro de 2012

Nos 39 anos do golpe no Chile, discurso de Allende é musicado

vermelho
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=193268&id_secao=7

10 DE SETEMBRO DE 2012 - 8H10 

Ditadura de Pinochet: Chilenos marcham em memória das vítimas


Milhares de chilenos participaram de uma passeata neste domingo (9) em memória dos detidos e desaparecidos da ditadura de Augusto Pinochet. Nesta terça-feira (11) fará 39 anos do golpe que derrubou Salvador Allende no dia 11 de setembro de 1973.




O protesto aconteceu em meio a incidentes onde homens encapuzados lançaram pedras em escritórios de instituições públicas, destruíram semáforos e enfrentaram agentes da polícia, em quem atiraram pedras e bombas incendiárias. A polícia dispersou os manifestantes com jatos d'água e gases lacrimogêneos.

A ditadura de Pinochet causou mais de 3.000 mortes e outras 37 mil vítimas foram presas e torturadas.

Trajeto

Carregando cartazes, bandeiras chilenas e do Partido Comunista (PC) e gritando palavras de ordem, os manifestantes partiram da praça Los Héroes, no centro de Santiago, e caminharam até o cemitério geral, onde está localizado o Memorial do Detido Desaparecido e Executado Político, que lembra as vítimas do regime militar.

"Marchamos para lembrar aqueles que perderam suas vidas durante a ditadura cruel de Pinochet", disse Carolina, uma das manifestantes que carregava a foto de um familiar desaparecido durante os 17 anos de ditadura, entre 1973 e 1990.




O protesto seguiu pelas ruas vizinhas ao palácio presidencial de La Moneda, onde a polícia montou forte guarda para evitar que os manifestantes se aproximassem do final do cemitério, onde acabaram sendo dispersados com gases e jatos de água.

Os tribunais chilenos mantêm abertas 350 ações por desaparecimentos, torturas, prisões ilegais ou conspirações que datam do período ditatorial e envolvem cerca de 700 militares e agentes civis.

Fonte: Folha


....................

VERMELHO
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=29&id_noticia=193305

11 DE SETEMBRO DE 2012 - 0H00 

Nos 39 anos do golpe no Chile, discurso de Allende é musicado


Milhares de chilenos participaram de uma passeata neste domingo (9) em memória dos detidos e desaparecidos da ditadura de Augusto Pinochet, no 39° aniversário do golpe que derrubou Salvador Allende, em 11 de setembro de 1973. O protesto aconteceu em meio a incidentes. A polícia usou jatos d’água e gás lacrimogêneo contra os manifestantes. Confira abaixo a bela homenagem a Salvador Allende que teve seu discurso musicado por jovens artistas chilenos.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário