segunda-feira, 19 de novembro de 2012

20 de novembro: em sua 5ª edição, marcha pedirá o fim do extermínio da juventude negra

adital jovem

19.11.12 - Brasil
20 de novembro: em sua 5ª edição, marcha pedirá o fim do extermínio da juventude negra
Natasha Pitts
Jornalista da Adital
Adital
Para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra e denunciar o extermínio de jovens negros/as, o Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes), junto a entidades e movimentos sociais, realiza amanhã (20), em Vitória (ES) (Brasil), a V Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra.
Nas palavras do coordenador do Fejunes, Luiz Inácio Silva da Rocha, mais conhecido como Lula, as entidades e movimentos sociais do Estado querem, mais uma vez, "denunciar o extermínio da juventude negra e cobrar medidas concretas das autoridades, além de relembrar o Dia da Consciência Negra”.
"O Governo criou políticas de igualdade racial, mas elas não estão estruturadas. Queremos a implementação dessas políticas, queremos também mostrar que a juventude tem potencialidades e reivindicamos que se abram canais de diálogo”, acrescenta Lula, denunciando a falta de abertura e resposta por parte do Governo.
A Marcha é também uma forma de chamar atenção da sociedade capixaba para as condições de vida da população negra, objetivo que vem sendo cumprido a cada ano. De acordo com Lula, a Marcha tem cada vez mais adesão popular.
O coordenador do Fejunes acrescenta que o número de participantes deste ano deverá superar o dos anos anteriores. Neste ano, são esperados mil manifestantes, entre pessoas da capital e do interior do Estado, que chegarão em caravanas.
A partir das 8h começa a concentração em frente à antiga Capitania dos Portos, no centro de Vitória. Enquanto os participantes chegam para dar início à V Marcha acontecerão apresentações culturais como percussão, dança e hip-hop.
No caminho até oMuseu Capixaba do Negro (Mucane) está previsto um ato público em frente ao Palácio Anchieta, sede do Governo. Na ocasião, lideranças de entidades do movimento negro e jovens vão se manifestar. Além disso, como nos anos anteriores, serão fincadas cruzes nas proximidades do Palácio em memória às centenas de jovens negros assassinados neste ano no Estado.
O Espírito Santo é o Estado brasileiro com a segunda maior taxa de homicídios de crianças e adolescentes e perde apenas para Alagoas, segundo o Mapa da Violência 2012. O documento revela que a taxa do Estado é 33,8 assassinatos a cada 100 mil habitantes. O aumento vem sendo gradativo desde 2010, quando o Espírito Santo estava em 5º lugar. Entre as vítimas, jovens negros são apontados como maioria.
Para mais informações, acesse http://blog.fejunes.org.br/ ou escreva para: fejunes_es@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário