quinta-feira, 8 de novembro de 2012

2.500 jovens adquirem HIV diariamente

adital jovem
http://www.adital.com.br/jovem/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=71940


2.500 jovens adquirem HIV diariamente
Adital
Com o propósito de conhecer a realidade da juventude que vivem com o vírus do HIV e promover a participação política e cidadã, organismos internacionais realizarão o 1º Encontro Latino-americano de Jovens Positivos.De acordo com informações do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (ONUSIDA), pouco se sabe sobre as realidades que enfrentam diariamente os/as jovens soropositivos na América Latina, pelo que concluiu recentemente um processo de consulta.
A pesquisa faz parte de uma estratégia para desenvolver políticas regionais de intervenção e de prevenção de novas infecções; a juventude constitui uma peça-chave na busca de soluções às problemáticas relacionadas ao HIV e ao desenvolvimento social e econômico dos países, assinala a informação.
Os resultados da pesquisa, que aborda questões sociais, econômicas e culturais da juventude que vive com HIV ou Aids, serão apresentados durante o 1º Encontro Latino-americano, que acontecerá na cidade do Panamá, entre os dias 11 e 14 de dezembro próximos.
Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), aproximadamente 2.500 jovens, entre 15 e 24 anos adquirem o vírus na América Latina; atualmente, em torno de 750 mil vivem com HIV na região.
Os organismos das Nações Unidas envolvidos na atividade pretendem recolher opiniões e experiências das/os participantes para aprofundar os cenários econômicos, políticos e sociais que devem enfrentar diariamente a população jovem soropositiva.
Conhecer suas realidades permitirá melhorar as condições de acesso aos serviços de saúde, assim como promover ações que permitam atender de forma adequada as necessidades da juventude que vive com o HIV ou com a Aids, acrescenta a informação da ONUSIDA.
Um comunicado da organização Jovens Positiv@s destaca que é fundamental a adoção de políticas públicas baseadas em uma perspectiva de direitos humanos que tomem conta das realidades que vivem a juventude para enfrentar o HIV.

A notícia é da Cerigua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário