quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Carta da Prelazia de São Félix ao cacique Damião

centro burnier
http://centroburnier.com.br/wordpress/?p=3417


Carta da Prelazia de São Félix ao cacique Damião

Santa Terezinha, 11 de novembro de 2012.
Querido cacique Damião e queridos irmãos e irmãs Xavante de Marãiwatsèdè
Nós, membros da equipe de pastoral da Prelazia de São Félix do Araguaia, juntamente com nosso bispo D. Adriano Ciocca, estamos reunidos na Casa Pe. Francisco Jentel, em Santa Terezinha, fazendo nosso retiro anual. Acompanhamos com muita atenção a situação que vocês estão vivendo, por causa da retirada dos invasores de suas terras, determinada pela justiça federal.
Estamos sabendo das ameaças que vocês estão sofrendo e também do atentado praticado contra o Mario, filho do cacique Damião. Queremos expressar a todos nosso apoio e solidariedade e repudiamos todo tipo de violência e ameaça contra seu povo. Esperamos que o governo garanta a proteção das suas vidas para que vocês possam viver em paz com suas famílias. Desejamos que o processo de retirada dos invasores não demore muito tempo para que vocês possam tomar posse desta terra que é de vocês desde muito tempo.
Enviamos a todos o nosso abraço e invocamos para cada um de vocês as bênçãos de Deus que é Pai de todos nós!

Queridos irmãos de nossa Prelazia de São Félix do Araguaia,
Estamos vivendo um momento de muita apreensão e tensão em nossa Prelazia por causa da retirada dos ocupantes não-indígenas das terras de Marãiwatsèdé. Sabemos que está havendo muito sofrimento, sobretudo, dos mais pobres, por causa desta retirada determinada pela justiça.
Queremos lembrar que nós, bispos e agentes de pastoral, desde o início desta ocupação alertamos e sempre continuamos alertando para a possibilidade do atual desfecho por se tratar de terras cujo direito é garantido ao povo Xavante pela Constituição Federal de nosso país.
Lamentamos que pessoas humildes tenham se deixado levar pelas promessas de políticos e demais pessoas interessadas apenas em tirar proveito desta terra historicamente pertencente ao povo Xavante e que estão acostumadas a usar o povo para garantir os seus interesses.
Repudiamos todas as ameaças que nosso bispo emérito Pedro vem sofrendo, bem como membros do povo Xavante. Alertamos para o fato de que nenhuma violência poderá reverter à decisão tomada pela justiça e que os atos criminosos só aumentarão o sofrimento de mais pessoas e suas consequências deverão cair também sobre as cabeças de quem os praticar.
Reafirmamos aos que tem direito aos programas da reforma agrária que continuamos prontos para apoiá-los na luta pela garantia desse direito. Pedimos encarecidamente a todos, cristãos e não-cristãos de nossa Prelazia que não usem o fato da desocupação para criar mais ódio contra os povos indígenas, pois todos temos direito a uma vida digna. Pedimos a todos e todas serenidade neste momento e invocamos as bênçãos de Deus, Pai de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário