quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Prefeitos assumem compromisso com a Suiá Missu e Araguaia está unido contra a desocupação

agência da notícia
http://www.agenciadanoticia.com.br/noticias/geral/1949623/prefeitos-assumem-compromisso-com-a-suia-missu-e-araguaia-esta-unido-contra-a-desocupacao


Prefeitos assumem compromisso com a Suiá Missu e Araguaia está unido contra a desocupação

Caso situação não seja resolvida BR-158 será fechada novamente, moradores estão dispostos a morrer na Suiá Missú

A+A-
Enviar para um amigo
Imprimir
Reunião aconteceu na Câmara Municipal e houve comprometimento da classe política e também de empresá
Foto por: Agência da Notícia
NOTíCIAS RELACIONADAS
“Morreremos todos aqui, mas não sairemos de nossas terras’’ diz p...Confresa sedia encontro para unir Araguaia contra a desocupação d...Alto Boa Vista sitiada por Tropas Federais será vistoriada por um...
Fonte: Agência da Notícia com Camila Nalevaiko


Emocionante, triste e preocupante,  assim pode ser definida a reunião que aconteceu nesta terça-feira (14) na Câmara Municipal de Confresa que reuniu diversos prefeitos da região do Norte Araguaia e os moradores do Distrito Estrela do Araguaia (Posto da Mata) e produtores que compõe a região da Suiá Missú.
O encontro serviu para unir forças da região na tentativa de evitar que um derramamento de sangue aconteça naquele lugar. “Nós não temos saída, nós não vamos sair de um lugar que nós compramos, pagamos e construímos nossas vidas aqui. A Suiá Missú nunca foi terra de índio e está acontecendo uma grande injustiça, nosso povo está unido e não deixaremos o local”, falou emocionado o Vereador Paraíba do município de Alto Boa Vista.
E assim foram todas as declarações da noite, que mais parece um coro: “Não deixaremos o local, vamos morrer aqui”.
Os moradores da região contaram o que estão vivenciando nos últimos dias na região e disseram que a sensação é que estão vivendo uma guerra fria, numa sensação de tensão e de terror. “A Força Nacional está no local, eles chegam de helicóptero nas fazendas, estouram cadeados tudo para notificar os moradores e fazendeiros, posseiros, a ordem é clara: 30 dias para desocupar a área, e eles afirmam que se não deixarmos por bem vamos ter que deixar por mal, tudo será destruído”, contou a vereadora Irene que esteve em Brasília na semana passada, onde ficou de joelhos em frente ao Palácio do Planalto pedindo socorro para os Ministros e para a Presidenta Dilma Rousseff que neste momento parece ser a única a ter força para resolver o problema.
Os moradores da Suiá receberam apoio de toda a classe política da região, prefeitos e vereadores eleitos e reeleitos e um grande manifesto deve ser feito no dia 22 de novembro no Posto da Mata onde uma Comitiva formada por Deputados Federais e Estaduais além de representantes do Governo Federal e Estadual vai visitar in loco a área.
“Chegou o momento do Araguaia, do Norte Araguaia se unir, está para acontecer talvez a maior tragédia já vivida pela região e nós precisamos agir, o Brasil está aí sediando uma Copa do Mundo, Mato Grosso através de Cuiabá é uma das cidades sede da Copa, será que é esse tipo de situação que a nossa Presidenta quer mostrar para o mundo, que as famílias aqui são jogadas na lona, e índios que também não recebem apoio do Governo e muitos estão morrendo a mingua aqui na nossa região são usados como moeda de troca, por interesses escusos de ONGS internacionais? Eu acredito que não, acredito ainda que a Presidenta vai nos ouvir e o problema terá uma solução pacifica que é a permuta da área, onde o Governador de MT Silval Barbosa se comprometeu a doar uma área de mais de 200 mil hectares para os índios, evitando assim um derramamento de sangue. Nós ainda não perdemos a esperança”, disse o Prefeito eleito de Alto Boa Vista Leuzipe Domingues.
No encontro ficou definido que os prefeitos vão disponibilizar ônibus para levar pessoas no movimento considerado o Dia D, pelos moradores da Suiá Missu, que será dia 22 de novembro, os prefeitos e câmaras, além de associações e entidades de classe vão fazer um abaixo assinado em suas cidades fazendo um apelo para que a liminar assinada pelo Ministro Ayres Brito que pede a retirada das famílias seja suspensa, caso nenhuma dessas ações dê resultado, no dia 22 eles devem analisar outras formas de protesto, uma delas é o fechamento da BR -158 isolando o Araguaia do restante do mundo. “Nós já estamos para o tudo ou nada, estamos isolados, injustiçados, já fomos a Brasília não sei quantas vezes, porque já perdi a conta, e daqui não sairemos, lutaremos até o fim, e hoje ficamos aqui emocionados em receber o apoio da região para nossa causa. A Suiá Missú não é do Posto da Mata, é do Araguaia e lá vive gente de carne e osso, com sentimento, sentimento esse que nos move a lutar por aquilo que acreditamos, e a nossa esperança se morrer, vai morrer junto conosco“, disse o vice Presidente da Associação dos Produtores da Suiá Missu João Camelo.
Veja também:

“Morreremos todos aqui, mas não sairemos de nossas terras’’ diz produtora de Suiá Missú



Data: 14/11/2012 // hora: 10:52

Um comentário:

  1. somente agora a classe politica vai entrar no caso
    mas antes tarde do que nunca.
    Uma grande movimentação de policiais federais, exercito e força nacional sendo disponibilizada para retirar uma população de suas casas e o pior criança das escolas sendo enxotada da escola.
    Fica aqui minha indiginação a desocupação de forma truculenta.

    Agnaldo Costa

    ResponderExcluir