terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Relatoria de Educação divulga informe preliminar de missão realizada em unidades socioeducativas de Fortaleza


FacebookTwitterwww.dhescbrasil.org.br
  


Relatoria de Educação divulga informe preliminar
de missão 
realizada em unidades socioeducativas de Fortaleza

A Relatoria do Direito Humano à Educação, da Plataforma Dhesca Brasil, está divulgando o Informe Preliminar da missão que investigou denúncias de violações do “Direito à Educação em medida de internação de adolescentes no sistema socioeducativo”.
O informe é resultado da primeira etapa da abordagem nessa temática, realizada em Fortaleza, Ceará, entre os dias 6 e 8 de novembro, como parte integrante de uma série de averiguações in loco que também deverão ocorrer em outros estados em 2013.

A investigação foi realizada a partir de visitas aos centros educacionais de internação de adolescentes, entrevistas com diretores e pedagogos que atuam nas unidades, adolescentes internos e diálogo com as mães dos adolescentes, bem como reuniões com militantes e defensores dos direitos de crianças e adolescentes e da educação que atuam na temática.

Entre as atividades desenvolvidas, destacou-se a inspeção aos Centros Educacionais Dom Bosco e São Miguel. Além da vistoria da infraestrutura, realizou-se entrevista com equipe diretora do Centro e Adolescentes. Foi realizada, também, uma audiência pública para apresentação do plano de trabalho da Relatoria de Educação e das impressões preliminares acerca das inspeções realizadas.

O informe preliminar apresenta os problemas encontrados nas unidades, como superlotação, infraestrutura inadequada para a prática escolar e ausência de cumprimento das determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional quanto aos dias letivos.

A partir das denúncias recebidas e relatos da missão foram construídas recomendações, que serão enviadas aos órgãos responsáveis pelas duas unidades, além de comunicação aos órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público, para adoção de providências cabíveis. Após as visitas que irão ocorrer no próximo ano, a Relatoria de Educação irá apresentar o relatório definitivo, com recomendações às três esferas de poder.


--------------------
Leia também: Artigo "Os 10 anos das Relatorias Nacionais em Direitos Humanos e os desafios para a consolidação dos direitos no Brasil"

Nenhum comentário:

Postar um comentário