quinta-feira, 18 de abril de 2013

NOTA DA CPT MT abril 2013




NOTA DA CPT MT


Cuiabá, 18 de abril de 2013.


A Comissão Pastoral da Terra, CPT - MT quer comunicar sobre as gravíssimas situações que estão ocorrendo atualmente, mas que se arrastam há vários anos, na Gleba Nhandu, município de Novo Mundo.

Primeiramente, o assassinato na manhã desta terça feira, 16 de abril, do trabalhador rural, Josimar Lima Silva, de 39 anos. Ele pertencia a um grupo do acampamento Belo Horizonte, que há mais de 4 meses acampam dentro da Fazenda Novo Horizonte, do pretenso dono Sebastião Rico e o seu genro Ricardo.
O corpo foi encontrado, com 7 tiros, próximo à sede da fazenda, que está dentro da Gleba Nhandu e que, de acordo com a AGU, é área da União. São mais de 211 mil hectares (toda a Gleba) e 80 famílias desse acampamento reivindicam 6 mil hectares. Há dois meses eles tiveram dois barracos queimados.
Apelamos por medidas urgentes, uma vez que essa tensão já é fato antigo e esta morte, de certa forma, já era anunciada.
Em ANEXO, cópias do Boletim de Ocorrência, fotografias da vítima e uma carta de uma liderança expondo a gravidade da situação.

Comunicamos também outra ocupação, na fazenda Araúna, município de Novo Mundo, também Gleba Nhandu. Outras 80 famílias, que há mais de 3 anos esperam pela solução a partir dos órgãos responsáveis, MDA, INCRA, AGU, ocuparam a fazenda nesta segunda, 15 de abril. O gerente, Ismael, já esteve lá para conversar com os acampados e as famílias temem represália. ·.

No dia 10 de junho de 2012, a CPT MT encaminhou há vários órgãos uma Carta Denúncia, em ANEXO, sobre as tensão e gravidade na região e no Acampamento União Cinco Estrelas, com histórico de mortes e desaparecimentos. Várias ameaças são feitas para intimidar e expulsar o pessoal da área, que como afirmado acima e de acordo com a AGU, são terras da União. Uma das lideranças, senhor Teobaldo Francisco de Almeida vem sofrendo represálias e fez um Boletim de ocorrência no dia 15 de abril de 2012
.
Dessa forma, alertamos as autoridades para que tomem, URGENTEMENTE, as devidas providências porque a tensão é grande na região, segundo informação das lideranças locais. Presencia-se uma ação articulada dos fazendeiros contra as famílias e tememos por outras atrocidades.



Comissão Pastoral da Terra, CPT - MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário