quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Evo Morales critica cinismo de Obama por achar-se dono do mundo

carta maior
http://site.adital.com.br/site/noticia.php?boletim=1&lang=PT&cod=77812

Evo Morales critica cinismo de Obama por achar-se dono do mundo

Telesur
Adital

Foto: TelesurO presidente boliviano criticou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por querer "controlar as armas nucleares e as armas químicas”, quando nem sequer controla, nem destrói, seu próprio arsenal de armas nucleares. Também sugeriu a mudança da sede principal da ONU para fora dos Estados Unidos.
Morales questionou o "cinismo” que teve seu homólogo estadunidense durante sua intervenção na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), ao afirmar que Obama fala como se fosse "dono do mundo”.
Em uma entrevista coletiva em Nova Iorque, tendo em vista sua participação na Assembleia da ONU, Morales destacou que "há muito cinismo quando (Obama) fala de justiça, de liberdade e de paz como se fosse dono do mundo. Aqui não existe donos do mundo, cada país tem sua soberania e dignidade”.
O líder sul-americano considerou que o presidente de uma potência como os Estados Unidos "não pode mentir para as Nações Unidas” falando de justiça quando "é o primeiro governo da injustiça”, nem tampouco falar de paz, já que "é o primeiro governo que intervém em outros países”. Morales considerou que Obama deveria precisar "quem financia as armas nucleares e químicas” no mundo.
De igual maneira, ele recordou que há vários anos atrás solicitou mudar a sede das Nações Unidas porque "muitos presidentes, ministros e autoridades se sentem inseguros nos Estados Unidos”, enquanto outros "estão vetados e não têm visto” para entrar no país.
Também afirmou que "o centro de insegurança está nos Estados Unidos por culpa de seu próprio governo”, à margem das práticas de espionagem da administração de Obama, não somente dos governos antiimperialistas, mas também de seus aliados.
"Como é dono da casa, o presidente Obama fala como guarda, como um patrão, como dono do mundo e, justamente para não escutar esse cinismo, eu havia considerado, a princípio, não assistir a essa reunião”, acrescentou. No entanto, explicou que, por fim, decidiu assistir depois de consultar seus pares da América do Sul.
Por último, Morales reiterou suas críticas ao capitalismo e à concentração do capital em poucas mãos, ao mesmo tempo em que ratificou que a pobreza e o confronto continuarão enquanto persistir "esse modelo econômico que atenta também contra a vida e a natureza”. A intervenção de Morales na Assembleia Geral da ONU estava prevista para essa quarta-feira, 25 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário