sexta-feira, 13 de junho de 2014

Garantida permanência de quilombolas na comunidade Jacaré dos Pretos

obs quilombola
http://www.koinonia.org.br/oq/noticias-detalhes.asp?cod=13355


MT - Garantida permanência de quilombolas na comunidade Jacaré dos Pretos


Justiça em Foco
 
13/06/2014
A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou, na Justiça, que comunidade de remanescentes do quilombo de Jacaré dos Pretos, situado no município de Nossa Senhora do Livramento/MT, está em área tradicionalmente ocupada. Com o posicionamento, os procuradores afastaram decisão que determinava a reintegração de posse do local a um particular.

A Procuradoria Federal no estado do Mato Grosso (PF/MT) e a Procuradoria Federal junto à Fundação Cultural Palmares (PF/FCP) explicaram que o artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) garante às comunidades remanescentes de quilombo a propriedade definitiva das terras que tradicionalmente ocupam.

Os procuradores explicaram que a Constituição assegura tanto a propriedade como a posse das áreas tradicionalmente ocupadas. Além disso, ressaltaram que a posse da área por integrantes da comunidade quilombola configura direito coletivo, e este se sobressai ao interesse de ocupação de apenas um indivíduo.

As unidades da AGU apontaram que caso não seja mantida a posse coletiva da comunidade remanescente de quilombo até a titulação definitiva, haverá risco à continuidade do próprio grupo, como todas suas tradições e culturas. A retirada dos quilombolas poderia prejudicar, ainda, segundo os procuradores, o objeto do processo administrativo e a limitação da área tradicionalmente ocupada.

O caso foi analisado pela 8ª Vara Federal de Mato Grosso que concordou com os argumentos apresentados pela AGU e suspendeu a decisão que liberava a reintegração de posse ao particular.

Para o Chefe da PF/MT, Antônio de Pádua Oliveira Júnior, o artigo 68 do ADCT contém verdadeiro direito fundamental do qual são titulares as comunidades remanescentes de quilombos. "A decisão respeita e garante à comunidade de Jacaré dos Pretos a posse secular sobre as terras que tradicionalmente ocupam, preservando os marcos históricos da comunidade, seu modo de vida e seus valores culturais, que estão intimamente ligados ao lugar onde vivem", afirmou.  A PF/MT e a PF/FCP são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU. Ref.: Ação Civil Pública nº 9305-19/2014.4.01.3600 - 8ª Vara Federal de Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário