sábado, 24 de janeiro de 2015

KOINONIA lança Atlas Observatório Quilombola

OQ
http://koinonia.org.br/oq/noticias-detalhes.asp?cod=13813


Notícias

RJ - KOINONIA lança Atlas Observatório Quilombola


KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço
 
22/12/2014
O projeto “Apoio ao Fortalecimento Político e Protagonismo das Comunidades Quilombolas do Rio de Janeiro”, promovido por KOINONIA, em parceria com a Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj) e o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), resultou, no final deste ano, em mais um produto: o Atlas Observatório Quilombola, um portal que reúne diversas informações sobre os quilombos do estado do Rio de Janeiro e algumas de outras regiões do país.
A construção do material disponibilizado até o momento aconteceu durante o desenvolvimento do projeto e, por conta disso, o site conta com mais informações sobre as comunidades fluminenses. Segundo Andréa Oliveira, organizadora da iniciativa, “o mais importante no trabalho é que ele foi realizado junto às comunidades”.
Agora, a ideia é manter o espaço de colaboração. Qualquer pessoa interessada no tema pode contribuir com o atlas, basta escrever para oq@koinonia.org.br. O Atlas Observatório Quilombola, assim como o OQ, está em processo contínuo de aperfeiçoamento, a fim de potencializar a informação para a luta por direitos.
O leitor tem a possibilidade de conhecer a origem do nome da comunidade, um pouco das histórias, a localização, o número de famílias, a situação fundiária e as condições socioeconômicas. Tudo ilustrado com fotos, vídeos, acervo e depoimentos dos quilombolas. Os dados foram reunidos a partir de múltiplas fontes, entre elas as pesquisas de KOINONIA, organização que trabalha junto aos quilombolas desde 1999. “Esperamos que a iniciativa possa somar forças à luta das comunidades”, conclui Andréa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário