sexta-feira, 29 de julho de 2011

dom pedro casaldáliga - video sintep


Cuiabá, quinta-feira, 28 de julho de 2011 (ALC) - O bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, dom Pedro Casaldáliga, 83, animou educadores do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP/MT) em sua luta pela educação. O depoimento foi gravado antes da caminhada da 5ª Romaria dos Mártires, realizada nos dias 16 e 17 de julho em Ribeirão Cascalheira, a 900 km da capital. 
Ícone da resistência do povo do Mato Grosso, especialmente os pobres, indígenas e quilombolas, Casaldáliga agradeceu aos professores pela fidelidade à luta pela educação, louvou sua coerência, disposição de luta e mesmo insistência, pedindo que continuem  se empenhando pela educação.

Afirmou que não se pode tolerar um ensino submetido aos interesses do latifúndio, do agronegócio e do agrotóxico. Lembrou que sua missão é especial, tendo a educação em primeiro lugar.

Apesar da fragilidade provocada pela doença de Mal de Parkinson, Pedro, como gosta de ser chamado, não deixou de participar da romaria. Casaldáliga foi bispo da prelazia de São Félix até 2005, quando renunciou por motivo de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário