sábado, 27 de agosto de 2011

código florestal - manifestação em MT


fonte: repórter MT

http://www.reportermt.com.br/?p=home_slide&id=14789


Atualizado em 26 de Agosto de 2011
CÓDIGO FLORESTAL
Manifestantes ocupam Centro de Eventos e deixam políticos apreensivos
Ativistas protestam contra reformas no novo código florestal. (Foto: Inara Fonseca - RepórterMT)
Ativistas protestam contra reformas no novo código florestal. (Foto: Inara Fonseca - RepórterMT)




Ativistas protestam contra reformas no novo código florestal. (Foto: Inara Fonseca - RepórterMT)
FERNANDA LEITE
INARA FONSECA 9h00 atualizada 12h00


DA REDAÇÃO

Cerca de 250 ativistas realizaram protesto na manhã desta sexta-feira (26). Os manifestantes marcharam do Parque Mãe Bonifácia até o Centro de Eventos do Pantanal, onde políticos da banca ruralista participavam da abertura do seminário internacional "A Constituição e o Meio Ambiente". Com faixas, carro de som, cartazes e mudas de árvores nativas, como o Ipê e a Aroeira, os manifestantes lutavam contra as reformas do novo código florestal.
Antes de chegarem na abertura do evento, os manifestantes trancaram as vias que dão acesso ao Centro de Eventos. Tentando chegar ao local em que ocorreria o seminário, Luciene Bezerra (PSB), deputada estadual madeireira, foi surpreendida com uma muda árborea. A deputada, grande defensora do agronegócio, aceitou constrangida o presente.
Ironicamente, no momento em que o presidente do Ibama, Curt Trenneppohl, abriu o seminário, os manifestantes ocuparam o piso inferior do Centro de Eventos.

Amedrontados com o protesto, os seguranças do local fecharam rapidamente as portas do auditório. Entretanto, o som dos manifestantes, que com instrumentos de maracatu cantavam em roda, invadiu a abertura do evento.
De acordo com Lia Epstein, bióloga, o objetivo do protesto é sensibilizar a população e as autoridades da importância do meio ambiente. "O movimento é pelas florestas e diz não ao novo código florestal, que trará consequências incalculáveis para o meio ambiente. Os políticos estão pensando no lucro agora, mas e depois, quando os rios secarem? Como ficarão os negócios deles? É uma solução imediatista e incoerente", explicou a bióloga.
Participaram do evento, o governador do Estado Silval Barbosa (PMDB), Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, os senadores Kátia Abreu (DEM-TO) e Jorge Vianna (PT-AC) e ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira. Nenhuma das autoridades falou com os manifestantes.
O ato foi formado por estudantes, professores acadêmicos, representantes indígenas, o Movimento dos Sem Terra (MST) e a Via Campesina.
Confira as fotos e o vídeo do protesto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário