domingo, 18 de setembro de 2011

matupá



---------- Forwarded message ----------
From: Centro Burnier - Inacio <inacio@centroburnier.com.br>
Date: 2011/9/15
Subject: [DHT_MT] Casso Matupá vai a juri apos 21 anos
To: direitoshumanosmt@googlegroups.com

Olá Pessoal

Recebia pouco telefonema da promotora de Justiça Daniele de Matupá. Ela informou e está bastante preocupada com o júri que vai acontecer a partir do dia 4 de outubro em Matupá. Segundo ela a opinião publica está amplamente favorável aos que cometeram o crime, semanas atrás passou reportagem informando que o Governador Sinval vai ser testemunha de defesa dos assassinos. A promotora pede ajuda ao Fórum DHT

Abaixo segue parte da reportagem escrita e em vídeo sobre o caso.

Abs
Inácio
...........................

fonte: gazeta digital

Segunda, 13 de fevereiro de 2006, 03h00
CASO MATUPÁ
15 anos depois, não há condenados


Patrícia Neves / Da Redação

Quinze anos se passaram e os responsáveis pela morte de Osvaldo José Bachmann e dos irmãos Arci e Ivanir Garcia dos Santos ainda não foram a julgamento. Os três homens foram queimados vivos depois de assaltarem uma casa e manterem quatro pessoas reféns, no dia 23 de novembro de 1990, em Matupá (696 km ao extremo norte do Estado). Uma centena de recursos, prazos e artimanhas jurídicas, foram utilizadas para evitar que os 23 denunciados - políticos, empresários e policiais militares da cidade - fossem levados à júri. Quinze anos depois, o promotor Adriano Roberto Alves, da Comarca de Peixoto de Azevedo, pediu vistas do processo e ingressou com um pedido de desaforamento junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT). Isso significa que, se o pedido for aceito, o julgamento será realizado em Cuiabá.

No pedido o MP argumenta que dezenas de pessoas agiram de maneira indireta para o crime e que o corpo de jurados não poderia ser retirado de Matupá ou mesmo de cidades vizinhas como Guarantã do Norte, Sinop ou Colíder.

O "Caso Matupá", como foi batizado, deixou para Mato Grosso a triste fama de ser um Estado onde a violência chegava a extremos. A barbárie dos três homens sendo queimados foram promovidas por uma multidão de colonos e garimpeiros que foram à distante região em busca de enriquecimento.

Toda a ação foi filmada por um cinegrafista amador, Lino José Durrewald. A fita VHS chegou às mãos do presidente do Centro de Direitos Humanos Henrique Trindade (CDHHT), padre José Tencate (já falecido). Ele encaminhou as imagens para o Movimento Nacional de Defesa aos Direitos Humanos e Ministério da Justiça. A Anistia Internacional, com sede em Londres, e o Conselho Mundial da Igrejas, em Genebra, também receberam cópias do material e cobraram a elucidação do caso.

São 56 minutos de tortura que revelam o que foi feito contra homens que já estavam presos, feridos e dois deles já tinham sido baleados. Veículos de comunicação de todas as partes do país enviaram jornalistas a Matupá na tentativa de encontrar uma resposta, algo que pudesse justificar a razão pela qual uma população se reúne com um propósito tão cruel. As cenas das pessoas queimando são tão chocantes que nenhuma televisão exibiu por mais de 10 segundos as cena do vídeo. Um dos assaltantes é submetido a um interrogatório enquanto queima. Mesmo com as dores ele afirmou que um policial civil de Terra Nova do Norte é quem havia planejado o crime. O policial nunca foi identificado.


Vejam reportagem http://www.youtube.com/watch?v=I2ql0CUxXKw&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário