segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O Pinheirinho é aqui!

fonte - mov nacional de direitos humanos
http://www.mndh.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2982&Itemid=56


O Pinheirinho é aqui! Moradores do assentamento Canaã iniciam luta em defesa da moradia



Há dois anos, um grupo de trabalhadores ocupou um local abandonado próximo a região do bairro Parque Cuiabá (Mato Grosso). O local era ponto de usuários de drogas, estupros e assassinatos. A partir da ocupação os moradores transformaram o local improdutivo em um local social.
Nesses dois anos, mais famílias foram se aglomerando. Hoje, existem cerca de 300 famílias que moram no local. O assentamento possui várias casas, fruto do trabalhado desses moradores.
Ao longo do tempo, o local de tornou próspero. Dessa forma, surgiu um suposto dono do terreno, Armindo Sebba Filho, que iniciou um processo para reintegrar o terreno. Entretanto, os moradores afirmam que Armindo não tem a escritura do local.
Assim começou a batalha em defesa da moradia do assentamento Canaã. Muitas famílias compõem esse espaço: trabalhadores, crianças, idosos etc. Os moradores afirmam que policiais rondam as casas ameaçando as famílias.
No dia 6 de fevereiro, os moradores do Canaã ocuparam a Rodovia Palmiro Paes de Barros, uma das principais avenidas de Cuiabá que dá acesso a diversos bairros como Parque Cuiabá, Parque Atalaia, Residencial Coxipó etc. O protesto foi uma forma encontrada pelos moradores de chamar atenção para o que está acontecendo hoje no assentamento. A PM e a ROTAM foram acionadas para dispersar os manifestantes que interditaram a rodovia.
No dia 7 os moradores fizeram uma reunião com a Associação dos Moradores e decidiram organizar uma plenária no sábado (11/02) convocando lideranças  e entidades sindicais, sociais e estudantis para somar forças nessa luta. O objetivo da plenária é reunir o maior número possível de pessoas para organizar os próximos passos dessa luta.

Segue a carta formulada convocando as entidades para a plenária:
Pinheirinho é aqui! Solidariedade aos moradores do assentamento Canaã!
Caso nada seja feito poderemos ver acontecer em terras cuiabanas o mesmo que ocorreu no Pinheirinho (São José dos Campos – SP). A Comunidade Cannaã, que fica próximo ao bairro Parque Cuiabá e possui mais de 300 famílias que vivem no local há mais de 2 anos, corre o risco de serem despejadas do local para atender o pedido …de reintegração de posse de um suposto dono que – após anos deixar o local servir como espaço de drogas, estupros e sem utilidade social nenhuma – quer deixar anos de suor dessa famílias virarem cinzas.
É importante ressaltar que a reintegração de posse, contendo várias irregularidades na documentação, já foi concedida pela justiça ao suposto dono do terreno. Somente a luta e a solidariedade dos movimentos sociais e lutadores do povo pode mudar essa situação.
Por isso juntamente com os moradores do assentamento Canaã convocamos todos os movimentos sociais, pastorais, entidades de direitos humanos e todos que estejam dispostos à lutar contra mais essa injustiça à participar de um plenária em solidariedade ao assentamento Canaã.
Essa plenária acontecerá no assentamento às 17:30 no dia 11 de fevereiro para podermos começar organizar nossa resistência para que esses moradores tenham de fato o direito a moradia garantido e que não vejamos aqui em Cuiabá o mesmo que ocorreu no Pinheirinho.

Pinheirinho é aqui! A luta é hoje e amanhã somos todos Canaã!
INTERSINDICAL e Associação dos Moradores do Assentamento Canaã





http://mrssocialismo.wordpress.com/2012/02/08/o-pinheirinho-e-aqui-moradores-do-assentamento-canaa-iniciam-luta-em-defesa-da-moradia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário