quinta-feira, 28 de junho de 2012

Mortes intrigam pescadores artesanais de Magé

o globo
http://oglobo.globo.com/rio/mortes-intrigam-pescadores-artesanais-de-mage-5337191#ixzz1z5Rvxh4O


Mortes intrigam pescadores artesanais de Magé




Ativistas ambientais denunciam aumento do número de homens armados na Baía de Guanabara

Publicado:
Atualizado:

O pescador Alexandre Anderson de Souza: “Todos estão chocados”
Foto: Rafael Andrade / O Globo
O pescador Alexandre Anderson de Souza: “Todos estão chocados”RAFAEL ANDRADE / O GLOBO
RIO - Conflitos por territórios de pesca podem estar por trás dos assassinatos de dois pescadores, na madrugada de sábado, na Baía de Guanabara. A linha de investigação preliminar da polícia associa os homicídios de João Luiz Telles Penetra, de 40 anos, e Almir Nogueira de Amorim, de 45 anos, a uma briga num “curral”, armadilha para peixes feita com varetas de madeira. As mortes — um dia após o encerramento da Rio+20 — vêm intrigando pescadores artesanais de Magé, que denunciam o aumento de homens armados navegando pela baía. A pedido da chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, as investigações do caso ficarão sob a responsabilidade da Divisão de Homicídios (DH) da capital. Até quarta-feira, o caso estava na Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo.
Presidente da Associação dos Homens do Mar da Baía de Guanabara (Ahomar), entidade que luta pela preservação da pesca artesanal, Alexandre Anderson de Souza disse na quarta-feira que João Luiz, conhecido como Pituca, liderava o movimento ambientalista em Paquetá:
— Ele (João Luiz) e Almir denunciavam o uso insustentável da baía. Foram brutalmente assassinados, tiveram pés e mãos amarrados e morreram afogados. Cada vez mais homens armados circulam pela Baía de Guanabara, impedindo os pescadores de trabalharem.
O chefe da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim, Breno Herrera, disse que o episódio é inaceitável e que o caso merece uma criteriosa investigação da polícia:
— A baía não pode virar uma zona de guerra.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/mortes-intrigam-pescadores-artesanais-de-mage-5337191#ixzz1z5vr1zav
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário