sexta-feira, 27 de julho de 2012

Aldeia Maracanã no caminho da Copa

IBASE
http://www.canalibase.org.br/aldeia-maracana-no-caminho-da-copa/


Aldeia Maracanã no caminho da Copa

Em outubro de 2006, um grupo de índios de diferentes tribos ocupou o prédio onde funcionava o Serviço de Proteção ao Índio (SPI), precursor da Funai. Situado ao lado doEstádio do Maracanã, o prédio fundado por Darcy Ribeiro foi abandonado depois da mudança do museu para o bairro de Botafogo. Desde então, o grupo de indígenas fundou ali a Aldeia Maracanã, espaço de ocupação onde se luta pela criação de um Centro Cultural Indígena.
No entanto, com a Copa do Mundo de 2014 e as obras de reformulação do Maracanã, o sonho pelo qual os índios lutam há tanto tempo está ameaçado. Para adequar o projeto do Maracanã às exigências da Fifa, o prédio do antigo SPI tem que ser demolido. Então, qual é a prioridade? Para o governo do Estado do Rio de Janeiro é a Copa, claro. Mesmo com diversos pedidos e manifestos, o espaço foi ocupado pelo Governo e deve ser desocupado em breve.
No vídeo abaixo, os índios da Aldeia Maracanã contam um pouco da sua história, com esperança de que ela ainda possa ser ouvida e levada em consideração pelos governantes. Confira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário