domingo, 28 de outubro de 2012

Califórnia, REDD, o comércio de carbono e os Povos Indígenas

enviado por gilberto wataramy

Califórnia, REDD, o comércio de carbono e os Povos Indígenas
Por Chris Lang, 25 de outubro de 2012
Na semana passada, o REDD-Monitor publicou um comunicado de imprensasobre uma delegação de indígenas que viajaram para a Califórnia para protestar contra a inclusão do comércio de carbono no estado do Aquecimento Global Solutions Act (AB32). Este post mostra algumas das respostas a este " Tour Nenhuma REDD ".
O objetivo deste post é para ajudar a facilitar a discussão sobre as questões. Vou postar as respostas, seguidos por algumas das questões que eu acho que essa discussão levanta até agora. Sinta-se livre para levantar outras questões nos comentários abaixo.
17 de outubro de 2012: Steve Schwartzman , diretor do FED de Política Florestal Tropical, escreveu que "é extremamente importante para estes decisores políticos para ouvir a grande diversidade de vozes indígenas sobre a questão de REDD +".
Schwartzman se refere a uma carta de 11 líderes indígenas escritos para o CIMI (Conselho Indigenista Missionário, uma ONG brasileira) em fevereiro de 2012. A carta protesta um depoimento enviado pelo CIMI ao Ministério Público Federal no Acre. Depoimento do Cimi afirma que os povos indígenas tinham sido enganado e projetos de carbono e REDD aceitar.
A carta dos líderes indígenas afirma:
Nós em nenhum momento decidiu se somos a favor ou contra projetos de REDD. Primeiro temos que nos informar e nossas comunidades das oportunidades e desafios. Tanto aqueles a favor e os contra REDD deve ser sério e ético em transmitir informações corretas e estabelecer um diálogo contínuo. Aqueles a favor de REDD não pode promovê-lo como algo que pode resolver todos os problemas de nossas comunidades, aqueles contra ele não pode aterrorizar nossos povos usando capitalismo ocidental como pano de fundo e criar um clima de desconfiança e de medo baseado em suposições e inverdades.
Schwartzman refere-se a uma declaração feita em Durban pelo Conclave dos Povos Indígenas , que inclui a Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica ( COICA ). Notas Schwartzman que a declaração abrange "uma grande variedade de questões, incluindo o REDD +". Aqui está o que o Caucus IP realmente diz sobre REDD:
Em relação à mitigação e REDD +, direitos dos povos indígenas à terra, territórios e recursos, bem como o seu direito à participação plena e efetiva e FPIC para todas as políticas de mitigação, programas e ações que os afetam deve ser assegurada. Iniciativas de capacitação dos povos indígenas para a mitigação devem ser apoiados com um financiamento adequado e através de tecnologias apropriadas, sem condições.
Schwartzman artigo conclui com a observação de que,
As ONGs e os povos indígenas visitando Califórnia esta oferta semana um conjunto de perspectivas sobre REDD +, mas os seus pontos de vista devem ser considerados no contexto do espectro de organizações indígenas envolvidas atualmente sobre estas questões, muitos dos quais vêem REDD + bastante diferente.
18 de outubro, 2012: Escrita na Ecosystem Marketplace , Kelli Barrett e Selene Castillo também se referem a carta, os líderes indígenas a CIMI.
O artigo usa citações de várias pessoas (alguns dos quais são indígenas) para neutralizar argumentos de que o REDD poderia levar a uma apropriação de terras. Laura Soriana, da comunidade indígena Yawanawa, por exemplo, diz:
"Eu acho que se o REDD é feito com respeito aos direitos indígenas, primeiro e acima de tudo, respeitando os direitos territoriais, que este projeto está no controle, no poder, da comunidade indígena, pode realmente ajudar a sua comunidade projectsI acho que isso seria um boa oportunidade. "
19 de outubro de 2012: Ecosystem Marketplace publicou um comunicado de Tashka Yawanawa , chefe do povo Yananawa do Acre. Ele escreveu:
Com todo o respeito a todos, por favor, pare de tentar causar mais divisão entre os povos indígenas que apoiar ou não apoiar o REDD ou quaisquer outros projetos. O tempo agora não é discutir quem é a favor e quem não é. O tempo agora exige sabedoria para enfrentar esse dilema que estamos vivendo neste milênio que afeta a todos nós.
Estamos cansados de antropólogos, ambientalistas, organizações ligadas à igreja, e outros especialistas que falam por nós e nos usar para seu próprio interesse. Por favor, respeitem a nossa auto-determinação para tomar nossas próprias decisões.
24 de outubro de 2012: Amigos da Terra lançou um comunicado à imprensa pedindo funcionários para não incluir um créditos de carbono REDD em AB32.
José Carmelio Alberto Nunes (Ninawa), presidente da Federação das pessoas Huni Kui do Acre, Brasil, diz que ele e sua mulher receberam telefonema anônimo alertando-os chama, "cuidado com o que você diz eo que você fala, ou você pode ter um acidente. "
Ninawa diz,
"Eu acho que a minha vinda para a Califórnia ameaça os interesses que a esperança de fazer dinheiro a partir de REDD. Qualquer um que fala contra REDD no Acre é perseguida.
"Se eu for assassinado por resistir REDD e defender minha terra, Ninawás outros continuará a luta."
Aqui está a apresentação Ninawa como parte do Tour Nenhuma Redd, falando sobre as ameaças a pessoas no Acre que falam contra REDD:

Os comentários do FED e Ecosystem Marketplace não mencionar o fato de que o esquema de Califórnia poderia permitir que empresas poluidoras para comprar créditos de carbono de REDD para cumprir parte de suas metas de redução de emissões em casa.
Steve Schwartzman refere-se à declaração Caucus IP lançado em Durban durante a COP 17. Ele inclui o seguinte comentário:
[A] ny nova iniciativa não deve servir como desculpa para que os Estados evitem tomar medidas imediatas para reduzir drasticamente as emissões de carbono na fonte.
Que é semelhante ao que os povos indígenas que viajaram para a Califórnia estão dizendo.
Não são sérios riscos de povos indígenas e comunidades locais "direitos não estão sendo respeitados em esquemas de REDD. Em Chiapas, por exemplo, Global Justice Ecology Project tem relatado em detalhes sobre como REDD está afetando comunidades locais.
Amigos da Terra fez campanha durante vários anos contra a REDD como mecanismo de mercado de carbono. Eles não são, no entanto, dizendo povos indígenas o que eles devem ou não fazer. Ao contrário, eles estão apontando as falhas nos mecanismos de comércio de carbono . Por outro lado, nem o FED nem Ecosystem Marketplace são neutros sobre REDD como mecanismo de mercado de carbono. Ambos têm investido uma grande quantidade de tempo e dinheiro na promoção dos mercados de carbono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário