terça-feira, 6 de novembro de 2012

7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

adital
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=71853


Com propostas de exibições itinerantes e nas ruas, começa quarta-feira a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
 
Natasha Pitts
Jornalista da Adital
Adital
A partir da próxima quarta-feira (7) até o dia 20 de dezembro, a Cinemateca Brasileira realiza a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República com o apoio da Petrobras, do SESC-SP, TV Brasil e Ministério das Relações Exteriores.
Nas palavras da ministra-Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, a 7ª Mostra deseja estabelecer um diálogo franco e direto com o povo brasileiro sobre seus direitos fundamentais. Por isso, para além de convidar a população para assistir aos filmes, ela deseja chamar ao debate e à reflexão para que se possa construir juntos "um país que valorize a diversidade e garanta o respeito aos Direitos Humanos”.
A 7ª Mostra será composta por 37 longas, médias e curtas-metragens que serão transmitidos nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal, como aconteceu nos anos anteriores. Vale destacar que os filmes, produzidos por realizadores/as sul-americanos, serão acessíveis para pessoas com deficiências auditivas ou visuais.
Neste ano, as produções abordarão, principalmente, temas como Direito à Memória e à Verdade, Combate à Tortura e Direito da População em Situação de Rua.
Entre as produções inéditas a serem exibidas estão os longas-metragens "Hoje”, de Tata Amaral, e "O Dia Que Durou 21 Anos”, de Camilo Tavares. Também foi selecionado o média-metragem "O Silêncio das Inocentes”, de Ique Gazzola, e o curta-metragem "Maria da Penha: Um Caso de Litígio Internacional”, de Felipe Diniz, que falam sobre a Lei Maria da Penha. Além destes, será exibido "Batismo de Sangue”, obra dirigida por Helvécio Ratton e adaptada do livro de Frei Betto, que mostra a participação de frades dominicanos na luta contra a ditadura militar brasileira, no final da década de 1960.
Neste ano a Mostra traz novidades: o Cine Direitos Humanos na Rua e o Cine Direitos Humanos Itinerante, iniciativas que buscarão popularizar e descentralizar as exibições dos filmes, além de tentar atingir uma parcela da população que não tem acesso às salas de cinema. O Cine Direitos Humanos na Rua será inaugurado no Pelourinho, em Salvador (Bahia), em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
As exibições itinerantes vão acontecer em associações culturais e comunidades populares em cinco capitais (Brasília, Porto Alegre, Recife, São Paulo e Salvador).
A 7ª Mostra também chegará às escolas. De acordo com a ministra Maria do Rosário, a mudança de mentalidade deve começar nestes espaços, por isso foram realizadas parcerias com instituições de ensino a fim de levar à temática para centenas de estudantes e ajudá-los na formação de uma consciência cidadã.
Vale ainda destacar que a edição deste ano vai homenagear o cineasta brasileiro Eduardo Coutinho, premiado mais de dez vezes e considerado um dos mais importantes documentaristas da atualidade pela execução de obras como "Cabra Marcado Para Morrer”, "Santa Marta”, "Boca do Lixo”, "Edifício Master” e "Peões”.
Para conhecer a lista de filmes e saber quando e em que local a 7ª Mostra será transmitida em sua cidade, acesse: http://www.cinedireitoshumanos.org.br/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário