segunda-feira, 19 de novembro de 2012

COMUNIDADES QUILOMBOLAS E COMUNIDADES NEGRAS RURAIS DE POCONÉ/MT REALIZAM A 8ª COMEMORAÇÃO DO DIA DA CONSCIENCIA NEGRA

foto de Antonio Moura


COMUNIDADES QUILOMBOLAS E COMUNIDADES NEGRAS RURAIS DE POCONÉ/MT REALIZAM A 8ª COMEMORAÇÃO DO DIA DA CONSCIENCIA NEGRA.

            Continuando uma tradição iniciada em 2005, as Comunidades Quilombolas e as Comunidades Negras Rurais de Poconé comemoraram antecipadamente, em 17 de novembro de 2012, na Comunidade de Morrinho, a 8ª Comemoração do “Dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra”.
            O evento contou com um publico de 600 pessoas, das comunidades de Poconé, visitantes e delegações de outras localidades.  O evento foi iniciado com a chegada das caravanas às 13 horas, posteriormente foi servido lanche, e iniciado a “Oficina de Penteados Afro”, e a exposição de artesanatos e de produtos das comunidades.  Também houve exposição de fotografias e cartazes do grupo de professoras e professores da Escola Rodrigues Fontes /Cáceres que atuam com a divulgação da Lei 10.639/2003, que determina o ensino da História e da Cultura Afro-brasileira no ensino fundamental e médio. 
             A UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso/campus de Cáceres, através do Projeto de Extensão “Nós e os outros: apoio a visibilização e empoderamento das comunidades negras rurais...”/Museu da Unemat/ Cáceres apresentou um“Varal de Fotografias” com fotografias das sete comemorações anteriores das comemorações do Dia da Consciência Negra e fotos da Comunidade de Morrinhos.
            Após a abertura oficial do evento houve palestra da ANATEL, sobre ações previstas para comunidades quilombolas.  Posteriormente foram realizadas as apresentações artísticas com Cururu, apresentações de alunos e alunas da Escola Antonio Garcia, do Km 120 e da Escola Rodrigues Fontes/Cáceres, Grupo de Dança da Comunidade de Morrinhos e o Grupo Tradicional de Siriri da Comunidade Campina de Pedra.
            Após o jantar, servido gratuitamente, foi realizado o “Desfile da Beleza Negra” que contou com a participação de crianças e jovens das comunidades, evento esse em que  todos são premiados com as palmas do publico presente.  O evento terminou com um baile e o retorno dos participantes para as suas comunidades.
            A Coordenação das Comunidades Quilombolas e das Comunidades Negras Rurais de Poconé, seguindo sua proposta de realizar a festa em todos os quadrantes do município, pretende realizar a próxima comemoração na Escola Antonio Garcia, na localidade do Km 120, pelo fato da mesma ter muitos alunos e alunas de comunidades quilombolas, de comunidades negras rurais e de comunidades tradicionais, bem como ser de fácil acesso para as comunidades e local de grande visibilidade.
            A Coordenação Quilombola de Poconé, ressalta a importância dos apoios recebidos do SEBRAE, Governo Estadual, Câmara de Vereadores de Poconé, através da vereadora Maria Rosa e vereador Arrepiado, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Cooperativa de Poconé (COMPRUP), SESC Pantanal, Sra. Meire Adauto (prefeita eleita de Poconé), UNEMAT/Campus de Cáceres, Prefeitura Municipal de Poconé e membros do Grupo de Apoio ao Movimento Quilombola de Poconé.


Texto escrito por Antônio Eustaquio de Moura/Unemat, grupo de apoio as Comunidades Quilombolas e Comunidades Negras Rurais de Poconé
Tel 65 92013897

Maiores  informações Benedita Rosa 99 452433 ou Rosaria  96217821 da Coordenação Das Comunidades Quilombolas e Comunidades Negras Rurais de Poconé/MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário