quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O melhor do ano em ((o))eco: Política Ambiental

eco
http://www.oeco.com.br/retrospectiva-2012/26769-o-melhor-do-ano-em-oeco-politica-ambiental?utm_source=newsletter_591&utm_medium=email&utm_campaign=as-novidades-de-hoje-em-oeco


2012 não deixa saudade no quesito leis e formulações de política ambiental. Foi o ano do enfraquecimento do Código Florestal e da Rio+20, a qual deixou um vazio apesar de toda a saliva gasta pelos líderes mundiais e suas equipes diplomáticas. Foi também o ano em que o governo mudou o contorno de unidades de conservação na Amazônia para acomodar novas hidrelétricas caríssimas e de retorno duvidoso para a sociedade. Comemorou-se a queda do desmatamento anual na Amazônia, mas, em compensação, ele voltou a crescer na temporada de seca, a partir de agosto.

Os 5 temas ambientais mais quentes de 2012

Brasil quer brilhar como anfitrião da Rio+20, mas antes o governo terá que responder aos caroços presos nas gargantas do movimento ambiental.
Debate Belo Monte: universitários não ganharam de globais

Ao apontar os erros cometidos no vídeo do movimento Gota D’água, universitários da Unicamp cometeram seus próprios enganos graves.
Novo Código Florestal expõe áreas úmidas como o Pantanal

A definição de leito de rio do novo Código Florestal cortará as APPs nas margens muitas vezes mais do que a diminuição de 30 para 15 metros.
Sem Ciência não há política ambiental consistente

O conhecimento é um círculo que liga o incêndio que destruiu 70% da Estação de Pesquisa na Antártica à votação do Código Florestal.
Código Florestal: lista de quem votou pró ou contra o relatório Piau

Câmara divulga listagem nominal de como os deputados votaram o projeto que modifica a principal lei florestal do Brasil. Confira abaixo.
Reforma do Código Florestal, voto a voto por estado e região

Veja a tabela com o resumo de como votaram as 5 regiões do país, cada estado e, individualmente, os deputados agrupados por ente da federação.
Código: a maioria dos juristas quer o veto total

Grandes juristas se manifestam a favor do veto total ao Código Florestal dos deputados. O veto parcial soa como remendo ou estratégia.
Hoje morreu o antigo Código Florestal Brasileiro

Com 12 vetos e 32 modificações, Diário Oficial publica a nova lei do Código Florestal. Lacunas serão resolvidas com MP. Lei de 1965 deixa de existir.
MP que altera tamanhos de UC’s na Amazônia vai à sanção

Senado aprovou, em tempo recorde, MP 558. Câmara deu parecer favorável há duas semanas. Decisão agora caberá a presidente Dilma.
Código Florestal: vamos dar nome aos bois

Está claro que Governo e Congresso enterraram o Código Florestal e trabalham em conjunto para apresentar à nação o Código do Agronegócio.
Adeus Força Verde: Paraná extingue seu batalhão florestal

Governador está prestes a desmantelar os batalhões especializados para aumentar efetivo nas ruas e assim, cumprir promessa de campanha.
Foto flagra Dilma cobrando explicações sobre votação do Código

Bilhete da presidente descontente, enviado às ministras Izabella Teixeira e Ideli Salvatti foi registrado pelas lentes do Valor Econômico.
Conselho proíbe utilização de mercúrio no Rio Negro

Para demais rios do Amazonas, governo ainda decidirá data para definir a substituição do metal. Outra reunião está marcada para o dia 13.
Os 9 vetos do Planalto à MP do Código Florestal

Dilma aplicou uma poda às modificações feitas pelo Congresso na medida provisória emitida por ela mesma. Ruralistas querem ir ao Supremo.
Inconstitucional? Todos contra o Código Florestal

Democratas, Ministério Público e ONGs ameaçam por razões diferentes com a chance de questionar no Supremo a constitucionalidade da lei.
Balanço COP11: recursos ainda escassos, promessas marítimas

Se para o WWF acordo foi decepcionante, para secretário-executivo da conferência houve avanço dada a crise econômica que assola o mundo.
Desmatamento na Amazônia Legal aumenta 377% em outubro

O número é do relatório divulgado hoje pelo Imazon. O total dos últimos três meses aumentou 125% confirmando a tendência explosiva.
Após denunciar irregularidades, gerente da Anvisa é demitido

Pelo menos dois agrotóxicos foram liberados sem a devida avaliação toxicológica, denuncia o ex-gerente-geral de toxicologia da agência.
Desmatamento: queda histórica e retenção do número de outubro

Em cima da COP18, Ministério do Meio Ambiente divulga menor taxa da história da Amazônia, mas retém divulgação de possível número ruim.
Complexo do Tapajós: Arquitetura da destruição

O governo prevê construir pelo 2 duas hidrelétricas até o fim da década no Tapajós, atingindo em cheio um rincão de biodiversidade e beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário