quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Mato Grosso sanciona lei que regulamenta REDD+ no estado

eco
http://www.oeco.com.br/salada-verde/26816-mato-grosso-sanciona-lei-que-regulamenta-redd-no-estado?utm_source=newsletter_605&utm_medium=email&utm_campaign=as-novidades-de-hoje-em-oeco


MT sanciona lei que regulamenta a venda de créditos de carbono, incentivo para manter a floresta em pé. Acima, flagrante do Ibama de desmatamento em Feliz Natal, no norte do Estado. Fotos: Carlos Eguiberto Rodrigues Jr e Émerson Gonçalo/Ibama
 
O Governo de Mato Grosso sancionou nesta segunda-feira (7) a Lei nº 9878, que cria o Sistema Estadual de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+). Com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa vindos de desmatamento, a nova legislação também estimulará o manejo florestal no estado.

A proposta da lei nasceu em 2009, durante criação do Grupo de Trabalho REDD, no âmbito do Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas. Durante dois anos, o grupo debateu propostas vindas de consultas públicas para a construção da legislação que regulamentaria o sistema REDD+, considerado um dos principais mecanismos para a redução do desmatamento e degradação ambiental, já que funciona através de uma ferramenta que dá valor econômico à floresta mantida em pé.

Mato Grosso é atualmente o segundo Estado da Amazônia Legal que mais desmata, ficando atrás apenas do Pará. Em 2012, foram 777  km² no Estado, o que representa 16% do total desmatado no ano em toda a Amazônia, segundo dados do Prodes/INPE. Mas o estado tem feito progressos. Segundo dados do estudo “Mato Grosso no Caminho do Desenvolvimento de Baixas Emissões: Custos e Benefícios da Implementação do Sistema Estadual de REDD+”, realizado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) de 2006 a 2011, o Estado de Mato Grosso reduziu o desmatamento em 33 mil km2.

Com a lei sancionada, o governo estadual deverá instituir o Conselho Gestor do Sistema Estadual de REDD+, que terá função deliberativa. Ainda de acordo com o IPAM, o conselho terá 12 representantes entre governo estadual e federal com a sociedade civil. Enquanto isso, o Grupo de Trabalho REDD está trabalhando na proposta de um programa setorial para o manejo florestal para ser apresentado a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Nenhum comentário:

Postar um comentário