sábado, 16 de fevereiro de 2013

Gravidez em meninas e adolescentes: primeira captura pelos casos de 2012 apresentados para o MP

adital
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=73626

15.02.13 - Guatemala
Gravidez em meninas e adolescentes: primeira captura pelos casos de 2012 apresentados para o MP
 
Adital
O Observatório em Saúde Reprodutiva (OSAR) informou que nesta quinta-feira foi realizada a primeira captura pelas denúncias apresentadas para o Ministério Público em dezembro de 2012, pela violência sexual em meninas grávidas menores de 14 anos.Segundo Mirna Montenegro, titular da entidade, a apreensão é do caso de uma adolescente de 14 anos, quem tem uma menina de cinco meses de idade, fruto de dois anos de violação sexual continuada, a qual era exercida por seu tio, um adulto de 70 anos de idade.
De acordo com Montenegro, esta ação satisfaz a entidades comprometidas com o tema, pois está envolvido o setor de justiça, e evidencia o avanço na notificação do sistema de saúde, no entanto, existem ainda 3 mil 100 meninas mães, somente de 2012, esperando justiça.
A vítima manifestou seu desejo de continuar estudando; expressou que quer continuar sendo uma menina como todas e se preocupar unicamente em estudar e jogar, no entanto, agora tem uma menos de idade em seus braços e espera que se faça justiça em seu caso e o responsável pague pelo que fez.
Em 20 de dezembro de 2012 a vice-mandatária, Roxana Baldetti, apresentou ao Ministério Público 1 mil e 200 expedientes de casos de mães menores de 14 anos, os quais são considerados casos de violações sexuais.
Finalmente, Leonor Calderón, representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), destacou na reportagem "Gravidez em meninas e adolescentes, um delito que perseguir na Guatemala”, elaborada por Cerigua, que se deve recordar que na situação de gravidez em menores de 14 anos existe um crime a perseguir.
A notícia é de Cerigua

Nenhum comentário:

Postar um comentário