terça-feira, 16 de abril de 2013

Índios invadem plenário da Câmara para protestar



Sessão foi encerrada com a confusão. Indígenas não querem aprovação de PEC

fonte: R7, com Agência Câmara
Índios não querem aprovação de PEC que transfere do Executivo para o Legislativo poder de demarcar terras indígenasWilson Dias/ABr
A sessão plenária da Câmara dos Deputados foi encerrada na tarde desta terça-feira (16) depois que diversos índios invadiram o plenário para protestar.

Os manifestantes estão na Casa desde cedo em discussões sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 215/00, que transfere do Poder Executivo para o Congresso Nacional a decisão final sobre a demarcação de terras indígenas no Brasil.

A sessão foi encerrada e os índios permanecem no plenário, no meio de parlamentares.
De acordo com a deputada Érika Kokay (PT-DF), que está entre os parlamentares que tentam uma negociação, disse que cerca de 1.000 indígenas estão no prédio desde o início da semana.

— Eles querem a revogação da instalação da comissão que vai analisar a PEC. Se a proposta for aprovada não se homologará mais nenhuma terra porque as relações de forças nessa Casa não são favoráveis a que nós devolvamos terras para população indígena.
Cerca de 300 índios ocupam plenário da Câmara em protesto contra PEC

Segundo a deputada, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) vai chamar uma reunião de líderes e tentar uma negociação.

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) disse que as negociações estão em curso e que ele tenta que os líderes dos partidos não indiquem nenhum integrante para a comissão, o que faria com a que a comissão já nascesse morta e não houvesse análise da PEC.

— Foi uma situação limite, mas queremos que eles confiem na palavra dos parlamentares e nós vamos tentar resolver. Ao tirar o poder do Executivo e de decisões rápidas, criamos um problema. Nem sempre as maiorias estão representadas aqui, quem dirá as minorias.

O deputado Sarney Filho (PV-MA) disse que a situação foi de "desespero" dos indígenas diante da situação. Depois que os índios invadiram o local, os policiais legislativos foram chamados para tentar controlar a situação.
Trator
Entre os negociadores está a ex-senadora Marina Silva. Ela disse que estava na Câmara por outro motivo, mas que não poderia deixar de prestar sua "solidariedade" aos índios.
— Eu vim aqui em função da discussão política, mas não poderia não ficar solidária ao desejo que os deputados e o presidente reconsiderem o trator que está sendo passado em cima dos índios.
A liderança indígena Marcos Apolinã informou há pouco que os índios que estão no Plenário da Câmara decidiram dar uma trégua de 20 minutos para que o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, decida formalmente sobre a criação da comissão especial para analisar a PEC 215/00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário