domingo, 3 de novembro de 2013

Manifesto de Solidariedade ao Povo do Equador

carta maior
http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Manifesto-de-Solidariedade-ao-Povo-do-Equador/6/29384

30/10/2013 - Copyleft

Manifesto de Solidariedade ao Povo do Equador

Manifesto de solidariedade ao povo equatoriano e ao seu governo frente ao crime ambiental cometido pela Chevron em exploração de petróleo na Amazônia.


Redação
Arquivo
Leonardo Boff, Beth Carvalho, Fernando Morais, Emir Sader, Frei Beto e Beto Almeida encabeçam um manifesto de solidariedade ao povo equatoriano e ao seu governo frente ao crime ambiental cometido pela Chevron em exploração de petróleo realizada naquele país. Interessad@s em assinar o manifesto podem fazê-lo no seguinte endereço:Soldiariedade ao Povo do Equador.
 

Manifesto de Solidariedade ao Povo do Equador

Durante anos, de 1964 a 1992, a petroleira estadunidense Texaco explorou petróleo no Equador, principalmente em sua região amazônica,  detentora da maior biodiversidade do planeta.

A Texaco derramou pelo menos 71 milhões de litros de resíduos de petróleo e 64 milhões de litros de petróleo bruto em cerca  de 2 milhões de hectares  da Amazônica Equatoriana. Este desastre ambiental é 85 vezes maior que o vazamento causado pela British Petroleun (BP)  no Golfo do México e 18 vezes maior que o vazamento causado pela Exxon Valdez no Alasca.

Mais grave é saber que toda esta catástrofe ambiental poderia ter sido facilmente evitada.  Bastava que a Texaco  não tivesse agido de forma tão irresponsável, utilizando ali as tecnologias mais obsoletas. Agindo assim, violou as normas do contrato de exploração que estipulavam claramente que a transnacional se comprometia a utilizar tecnologias com sistemas de reinjeção segura dos resíduos tóxicos no subsolo.

A petroleira  preferiu maximizar seus altíssimos lucros e não usar no Equador a tecnologia  que utilizava nos EUA,  patenteada pela mesma empresa para diminuir os impactos negativos das operações petrolíferas. Se tivesse usado estas técnicas, poderia ter evitado o desastre ambiental que provocou no Equador.

Depois do desastre, Texaco descumpriu suas obrigações de remediação ambiental.  Ao contrário, reduziu muitas piscinas de resíduos tóxicos, cobriu-as com uma camada superficial, mantendo  praticamente intacta toda a contaminação.

Em 2001, a petroleira estadunidense Chevron absorveu a empresa Texaco, transformando-se na segunda empresa de petróleo dos EUA e a sétima maior do mundo.

Atualmente, depois de mais de 20 anos, a contaminação deixada pela Chevron-Texaco persiste. O solo, o subsolo, os rios e as lagoas, tudo está contaminado por resíduos petrolíferos e continuam causando danos irreparáveis ao meio ambiente e à vida das populações daquela região.

A culpa da Chevron-Texaco é óbvia, mas, mesmo assim, a empresa norte-americana continua negando-se a assumir sua responsabilidade e a pagar uma multa de 19 bilhões de dólares por  remediação necessária a que foi condenada pela Corte do Equador. Ao contrário, a transnacional está processando o Estado Equatoriano em um tribunal internacional de arbitragem, com sede em Nova York, acusando-o de “conspiração” e alegando que as comunidades indígenas afetadas praticariam uma suposta “extorsão criminosa”. Ressalte-se que esta linha de defesa da transnacional foi sugerida pelo próprio magistrado que conduz o júri em Nova York.

Frente a esta prepotência imperial por parte da Chevron-Texaco  contra o Equador e seu povo, um país que está realizando democraticamente transformações que atendem aos interesses populares  e que reafirma sua soberania, entendemos ser importante uma mensagem  de solidariedade para com o povo equatoriano e seu governo legitimamente constituído. Defender os direitos soberanos do povo equatoriano frente ao crime ambiental cometido pela Chevron - lembrando ser a mesma empresa que também causou enormes danos ambientais no litoral brasileiro - é também defender e afirmar o processo de integração latino-americana, que também se constrói com a solidariedade,  uma espécie de ternura entre os povos.

Os poderes imperiais, a Chevron entre eles, não aceitam a postura soberana e independente que o Equador e outros países da América Latina conquistaram e praticam. Usam de qualquer pretexto para desestabilizar a  estes  governos populares que, além da defesa de seus interesses nacionais, estão construindo conjuntamente, com a Unasur e Celac, uma nova era de cooperação e integração para  região.

Assim, nós, cidadãos brasileiros, conscientes da importância histórica das transformações democráticas em curso no Equador, expressamos publicamente nossa mais irrestrita solidariedade ao povo e ao governo equatoriano.

Leonardo Boff
Beth Carvalho
Fernando Morais
Emir Sader
Beto Almeida
Frei Beto

Nenhum comentário:

Postar um comentário