sábado, 9 de novembro de 2013

Polícia brasileira mata cinco por dia e é uma das mais letais do mundo

ihu
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/525373-policia-brasileira-mata-cinco-por-dia-e-e-uma-das-mais-letais-do-mundo

Polícia brasileira mata cinco por dia e é uma das mais letais do mundo

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que somente no ano passado quase 2 mil pessoas foram mortas em confrontos com policiais.
A reportagem é de Wanderley Preite Sobrinho e publicada pelo portal Ig, 05-11-2013.
A polícia brasileira é uma das mais violentas do mundo, revela o 7º anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira em São Paulo. De acordo com o estudo, pelo menos cinco pessoas são vítimas da intervenção policial no Brasil todos os dias, manchando a imagem das corporações.
Em 2012, 1.890 pessoas foram mortas em confronto com policiais em serviço, seguido pelo México, com 1.652 assassinatos. África do Sul (706), Venezuela (704) Estados Unidos (410) e República Dominicana (268) aparecem em seguida na comparação entre países do continente americano.
“Esse índice é superior ao do México, que vive uma crise na fronteira com os Estados Unidos”, compara o sociólogoRenato Lima, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Também por essa razão, a popularidade da polícia nunca esteve tão baixa. Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) informa que 70% da população não confia nas polícias, mais popular apenas do que os partidos políticos, rejeitados por 95% dos brasileiros. Nos Estados Unidos, 88% da população confia em seus policiais, enquanto na Inglaterra esse índice é de 82%.
“Esse resultado está ligado não só aos assassinatos, mas à ineficiência nas investigações e mau atendimento recebido pela população”, avalia o Tenente Coronel da PM, Adilson Paes de Souza.
Por outro lado, os agentes também estão em perigo. Considerando as taxas de homicídio da população e de policiais, o risco de um agente morrer assassinado no Brasil é três vezes maior. “A verdade é que não estamos protegendo nem a população nem os policiais”, acredita Renato Lima.
Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário