sábado, 24 de maio de 2014

Marcha Mundial contra a Monsanto denuncia riscos de organismos transgênicos

adital
http://site.adital.com.br/site/noticia.php?boletim=1&lang=PT&cod=80745


Marcha Mundial contra a Monsanto denuncia riscos de organismos transgênicos

Adital






A organização Salve a Selva (http://www.salveaselva.org/) está convocando pessoas em todo o mundo a se unirem à Marcha contra a Monsanto, neste sábado, 24 de maio. As manifestações têm o objetivo de informar o público, questionar os riscos dos organismos geneticamente modificados (OGM) no longo prazo para a saúde e exigir a etiquetação dos produtos geneticamente modificados, para que os consumidores possam tomar decisões informadas. Além disso, para os organizadores, o debate em torno dos OGM precisa de maior atenção por parte das autoridades
A Monsanto é, hoje, a maior produtora de sementes transgênicas, vendidas juntamente com herbicidas e venenos que colocam em grave perigo abelhas, borboletas e aves. Não só isso: populações inteiras denunciam como estão sendo fumigadas por agrotóxicos e a cadeia alimentar sendo contaminada pela invasão mundial dos OGM. Para aderir ao movimento clique aqui.
De acordo com o movimento liderado pela Salve a Selva, os transgênicos – organismos de uma espécie modificados com genes de uma outra espécie distinta para controlar pragas e ervas – constituem uma questão ambiental controvertida, que gera grande preocupação não só entre ambientalistas, mas também no público em geral. Existem três debates fundamentais que se entrelaçam entre si.
Um gira em torno à natureza e ao meio ambiente, que inclui a destruição de ecossistemas importantes, como as florestas tropicais, as ameaças que essa destruição traz para a biodiversidade e o perigo da contaminação genética. O segundo debate trata da agricultura e do modo de produção industrial dos OGM. A produção implica o uso de grandes quantidades de agrotóxicos em detrimento de modos de agricultura tradicional e orgânica e impõem-se patentes comerciais sobre as sementes e a vida.
E um terceiro debate foi lançado sobre a alimentação num sentido amplo, isto é, sobre os efeitos negativos dos alimentos transgênicos sobre a saúde e sobre a necessidade de rotular os produtos para conhecer os ingredientes transgênicos. E trata também da fome no mundo, que não se tem alcançado reduzir na dimensão que a ONU havia visado em seus objetivos do milênio.
"Enquanto que a Monsanto, os políticos amigos da empresa e os entes reguladores dizem que não é preciso se preocupar, cada vez mais cientistas não estão de acordo e alçam suas vozes para explicarem aspetos da tecnologia que põem em sério perigo a biodiversidade e a saúde humana”, declaram os organizadores da Marcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário