quarta-feira, 18 de junho de 2014

Movimentos reivindicam melhorias para o programa “Minha casa, minha vida“

adital
http://site.adital.com.br/site/noticia.php?lang=PT&cod=81126


Movimentos reivindicam melhorias para o programa “Minha casa, minha vida“

Natália Fonteles
Adital
Os movimentos populares ligados à habitação querem que governo federal faça melhorias no programa "Minha casa, minha vida”. Em reunião recente, eles apresentaram propostas que destacam a importância da qualidade da estrutura física das moradias para as famílias e defendem que os imóveis não devem ser alocados em guetos nas periferias das cidades, pois isso dificulta a mobilidade e a qualidade de vida dos trabalhadores.
Lídia Brunes, representante da Unidade Nacional dos Movimentos Populares (UNMP), em entrevista à Adital, relata que as propostas levadas à reunião com representes do governo foram elaboradas em conjunto pelas famílias e representantes dos movimentos populares durante encontros estudais e nacionais. Ela informa que o governo teria compreendido as necessidades apresentadas e haverá mais uma reunião, com dia e horário a serem definidos, para a realização de uma avaliação técnica das propostas. Então, só depois elas devem ser encaminhadas para o crivo normativo.
Evaniza Rodrigues, também da UNMP, ressalta que, durante a primeira reunião, foi abordada a necessidade de haver mais qualidade nas moradias do programa e acredita destacou que o movimento saiu fortalecidas do encontro, em Brasília. O governo, representado pelo secretário geral da Presidência, Gilberto Carvalho; a ministra do Planejamento, Miriam Belchior; e membros do Ministério das Cidades; teriam se comprometido a realizar mais uma rodada de dialogo com os representantes dos movimentos, inclusive com a presença da presidenta Dilma Rousseff.
O "Minha casa, minha vida” é o maior programa habitacional do país e permite que famílias consigam condições facilitadas de crédito para a aquisição da casa própria. O programa foi criado em 2009 e possui duas categorias: a categoria de modalidade individual, feita através de inscrição nas prefeituras; e a modalidade entidade, através da inscrição nos sindicatos, associações de classe e movimentos sociais.

Natália Fonteles

Especial para ADITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário