terça-feira, 26 de agosto de 2014

Indígenas Maraguá, do Amazonas, são ameaçados de morte

adital
http://site.adital.com.br/site/noticia.php?lang=PT&cod=82148

Indígenas Maraguá, do Amazonas, são ameaçados de morte

CIMI
Adital
O cacique Raimundo Glória Lopes, juntamente com Misael Seixas Reis e Everaldo Castro de Araújo, do povo Maraguá, denunciam que estão sendo ameaçados de morte por ribeirinhos e moradores de comunidades próximas de suas aldeias no rio Abacaxis, no município de Nova Olinda do Norte, Estado do Amazonas. Na tarde desta segunda-feira, 25 de agosto, eles compareceram à Fundação Nacional do Índio (Funai), à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal para denunciar a invasão de suas comunidades e as ameaças de morte.
Reprodução
Segundo informações do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Norte I, é tenso o clima na região do rio Abacaxis desde a última quinta-feira, 21, quando os indígenas começaram a abordar lanchas de turistas e adverti-los de que, por se tratar de território do povo Maraguá, eles não poderiam adentrar pelos rios e igarapés. Os indígenas, naquela ocasião, participavam de um curso de formação na comunidade Terra Preta e tiveram que se retirar do local para conversar com os donos das embarcações.
Everaldo Castro de Araújo e outros teriam dialogado com os pilotos de lanchas, que os atenderam e se retiraram do local. Outros, porém, agiram de forma agressiva e com ameaças de morte aos indígenas. "Tinha até um senhor que se apresentou como Amauri Guerreiro, dizendo ser juiz, exigindo a apresentação de uma portaria da demarcação da terra e insistindo que iria entrar”, relata Araújo. No Departamento de Pessoal do Tribunal de Justiça do Amazonas, os indígenas foram informados de que não consta nos quadros daquele órgão juiz de nome Amauri Guerreiro.
Há vários meses, os Maraguá vêm lutando contra a presença de pessoas não autorizadas em seus territórios. Muitos são turistas levados por empresas para a prática de pesca esportiva nos rios e lagos da terra dos indígenas, causando transtorno para as comunidades. Recentemente, eles denunciaram, publicamente, a ocorrência de ameaças de morte feitas por moradores das proximidades, supostamente envolvidos com o tráfico de drogas na região.

CIMI

Conselho Indigenista Missionário

Nenhum comentário:

Postar um comentário